Começa um teste para acelerar a industrialização nas obras

logo
01/10/2026Referências
Começa um teste para acelerar a industrialização nas obras

O ganho virá dos créditos tributários gerados pelos fornecedores, usados para compensar parte dos impostos pagos pela construtora, o que reduz o custo de comprar uma solução pronta.


Embora a reforma ainda esteja em fase de transição, algumas empresas, como o Grupo Lucio, passaram a pedir aos fornecedores que informem, além do preço, o quanto cada aquisição poderá gerar em créditos.


A construtora quer acostumar a cadeia ao novo modelo e pretende incorporar essa informação aos orçamentos dos empreendimentos.


A expectativa de Roberto Clara, diretor de Engenharia do Grupo Lúcio, é que a nova lógica simplifique a compra de sistemas pré-fabricados.


“A reforma vai impulsionar a industrialização,” ele disse durante um seminário da AsBEA-SP – a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura de São Paulo.


Hoje, em algumas operações, a própria construtora compra o aço usado nas peças pré-fabricadas e o envia ao fabricante, que faz o beneficiamento antes de entregar o produto na obra.


“Isso é loucura, não é engenharia,” disse Roberto.


Por outro lado, a reforma não elimina diversos outros entraves à industrialização.


A oferta de fornecedores e equipamentos é limitada em algumas regiões, enquanto a adoção desses sistemas exige mais planejamento e profissionais preparados, segundo Carlos Borges, vice-presidente de Tecnologia e Sustentabilidade do Secovi-SP.


Essa preparação precisa começar bem antes do canteiro e, dependendo do sistema escolhido, pode anteceder até a compra do terreno – uma dificuldade para a maior parte das construtoras brasileiras, que são pequenas e familiares.


“Entre as construtoras, 98% têm menos de 20 funcionários e pouco acesso a crédito. É difícil para um empresário muito pequeno ter condições, motivação e a capacidade de industrializar,” disse Borges.


Maurício Linn Bianchi, vice-presidente do Sinduscon-SP, vê outra barreira dentro dos escritórios de arquitetura e engenharia, onde ainda se projeta sem conhecer a fundo como os sistemas serão fabricados, transportados e montados.


Para ele, essa distância entre quem desenha e quem constrói acaba empurrando para o canteiro decisões que deveriam ter sido resolvidas antes.


“Se você quiser industrializar e não souber o processo, vai ter uma Ferrari andando numa rua esburacada, e eu vou ter um Fusquinha e vou chegar primeiro que você,” disse Limbian.


Ao mesmo tempo, ele considera que o arquiteto foi dividindo a mesa com profissionais responsáveis por estrutura, instalações, fachada e outros pedaços do edifício e acabou perdendo parte do papel de juntar essas decisões em um único projeto.


Na construção industrializada, essa coordenação fica ainda mais importante porque cada sistema pode funcionar bem sozinho e dar problema ao se encaixar com os demais.


“Nasce uma oportunidade maravilhosa, inclusive para arquitetos autorais, de desenvolver um setor de projetos industrializáveis,” ele disse.

Quer ficar por dentro de todas as novidades do setor?Acesse nossos artigos e inscreva-se na nossa Newsletter
Carregando...
2026 OBRASS. Todos os direitos reservados.